25 de set. de 2012

Texto do Drauzio Varela


Oii pessoal.
Desculpa sumir mais uma vez, mas entre trabalho, livros e preguiça acabei deixando o blog de lado.
Agora to passando rapidinho pra deixar um texto que eu achei muito bom que o meu amorzinho me passou, é um texto do médico favorito do Fantástico, Drauzio Varela.
Não gostei muito do título, e confesso que ia deixar de ler por causa dele, mas fiz um esforço e vi que "não se pode julgar o texto pelo título"rs.
Raízes biológicas da obesidade
"Tentar emagrecer é um inferno. Segunda-feira você começa o regime: duas torradas no café, meia maçã às dez horas, bifinho de cem gramas com três folhas de alface no almoço, iogurte desnatado às quatro da tarde e sopinha de cenoura no jantar. Imbuído das melhores intenções, você resiste quatro semanas ao suplício da fome permanente, sobe na balança e confere a recompensa: quatro quilos a menos. Sua mulher fica feliz, e o pessoal do escritório elogia com a sutil delicadeza masculina:
– Dando um fim naquela barriga ridícula, meu?
Depois de um mês de dieta rigorosa, no entanto, você começa a fraquejar, mas apenas em dia de festa: meio sanduichinho, dois copos de cerveja, um brigadeiro. No dia seguinte, consumido pelo remorso, você retorna à dieta rigorosa. No fim do segundo mês, porém, a balança é menos generosa: dois quilos a menos. Não é o ideal, mas está bom, pensa você. Afinal já foram seis quilos! Nesse ritmo! No terceiro mês, sua disposição para jejuar começa a dar sinais de cansaço. Não só em dia de festa acontecem as recaídas, nem há necessidade de comidas especiais. Você começa a se sujar por pouco: empadinha de padaria, salgadinho roubado do pacote do filho, pedaço de pudim esquecido na geladeira. Impiedosa, a balança trava e você se queixa: “Passo fome e não adianta nada”.
Algumas semanas depois, você observa consternado que a menor extravagância alimentar é punida imediatamente com ganho de peso; o sacrifício de dias consecutivos é malbaratado por um deslize mínimo no fim de semana. Com a autoestima em baixa, você desanima: “Não aguento mais fazer regime”. Num piscar de olhos, engorda tudo o que perdeu e ainda ganha mais alguns quilos, de castigo!
Por que razão é tão difícil manter o peso ideal, se todos almejam ficar esguios e sabem que a obesidade aumenta o risco de hipertensão, diabetes, osteoartrite, ataques cardíacos e derrames cerebrais?
No cérebro, existe um centro neural responsável pelo controle da fome e da saciedade. Milhões de anos de seleção natural forjaram a fisiologia desse centro, para assegurar a ingestão de um número de calorias compatível com as necessidades energéticas do organismo. Nessa área cerebral, são integradas as informações transmitidas pelos neurônios que conduzem sinais recolhidos no meio externo, nas vísceras, na circulação e no ambiente bioquímico que serve de substrato para os fenômenos psicológicos.
Estímulos auditivos, visuais e olfatórios são permanentemente censoreados pelo centro da saciedade e explicam a fome que subitamente sentimos diante do cheiro ou da visão de certos alimentos. Faz frio, os neurônios responsáveis pela condução dos estímulos térmicos enviam informações para o centro, e a fome aumenta. Esse mecanismo evoluiu em resposta às maiores necessidades energéticas dos animais para manter  constante a temperatura corpórea no inverno.
Quando as paredes do estômago são distendidas, a taxa de glicose na circulação aumenta e certos neurotransmissores são liberados no aparelho digestivo ou, quando determinadas enzimas digestivas atingem os limites de sua produção, o centro da saciedade bloqueia a fome e interrompe a refeição.
Fenômenos psicológicos também interferem permanentemente com o mecanismo de fome e saciedade, porque os centros cerebrais são especialmente sensíveis aos neurotransmissores envolvidos nas sensações de prazer, raiva, amor ou medo. Por isso, comemos mais quando estamos entre amigos, e menos em ambientes hostis ou sob estresse psicológico.
Imaginemos nossos ancestrais que viveram há 20 mil anos, por exemplo, apenas um segundo atrás no relógio da evolução. Como se alimentavam eles naqueles tempos de alimentação escassa? Faziam regime de bifinho com salada para manter a elegância?
A história de nossa espécie é marcada pela fome crônica e epidêmica. Nossos ancestrais procuravam desesperadamente alimentos  altamente calóricos para sobreviver aos tempos de vacas magras.
Comiam frutas ricas em carboidratos e a carne dos animais que conseguiam abater ou das carcaças que disputavam com as hienas e os urubus.
A possibilidade de armazenar provisões surgiu com a agricultura, há meros dez mil anos. Durante milhões de anos, alternamos  refeições fartas com longos períodos de jejum forçado.
O cérebro humano foi forjado pela penúria, como lembra o neurologista Daniele Riva. Caso o centro da saciedade tivesse sido programado  para desligar a fome no instante exato em que ingeríssemos a última caloria necessária para o funcionamento do organismo naquele dia, seríamos todos esbeltos. A penúria obrigou-nos a ser complacente, no entanto. Nas raras oportunidades em que encontrávamos comida farta, tínhamos que ingeri-la na maior quantidade possível, e estocar as calorias em excesso sob a forma de gordura para servir de reserva.
Os portadores de centros de saciedade de atuação restrita apenas às necessidades imediatas do organismo não atingiram a maturidade sexual, porque não sobreviveram ao jejum que se seguia, e não deixaram filhos. Somos descendentes de indivíduos nos quais o centro da fome só era desligado depois da ingestão de centenas de calorias em excesso. Por isso, tantas vezes levantamos da mesa com a sensação de que deveríamos tê-lo feito dez minutos antes.
A natureza é sábia, todos dizem, mas não foi capaz
de prever que chegaríamos ao estado de fartura atual, acessível
a milhões de seres humanos. Animais com cérebros forjados
em tempos de penúria não podem ter geladeira cheia, churrascaria
rodízio e disque-pizza à disposição."

17 de set. de 2012

Resumo da semana

Olá pessoal, agora sim começa o resumo da semana, rs.

Bom, a semana passada não foi tão animadora que nem a última, mas foi boa também. Só fui na academia 2 dias, segunda e quarta, os outros dias não tive energia suficiente pra conseguir sair de casa. Acho que abusei demais n quarta-feira, entrei no trabalho as 7h sai as 16h, cheguei em casa fui direto pra academia, saindo de lá fui tentar correr com meu namorado, depois foi aniversário da minha mãe, e como uma boa filha, sobrou pra mim ter que ajudar na preparação da festinha, não tinha muita coisa pra fazer, mas mesmo assim, pra quem tinha acordado as 6h foi cansativo e depois aproveitar a festa, fui dormir eram quase 2 horas da manhã. Isso acabou com o resto da minha semana, não tive condições de me exercitar. Então, sou obrigada a me dar a nota 2 para os exercícios.

Já no quesito comida, me comportei bem! Como vocês verão nas fotos, mas por causa do cardápio do aniversário da minha mãe que foi macarrão, passei o resto da semana comendo macarrão, em pequenas quantidades, obvio, mas é macarrão do mesmo jeito né!? então a nota vai ser 3,5.

Então a nota da semana é apenas 5,5! Infelizmente, mas essa semana eu supero e vamos rumo ao 10?!

Vamos as fotos?




Café da manhã: Leite desnatado com Toody light e pão integral com cream cheese
Lanche da manhã: não lembro
Almoço: Salada, arroz integral, lentilha, colve, filé de frango e 1 paozinho de queijo
Lanche da tarde: Não lembro
Jantar: Picadinho com arroz




Café da manhã: Leite desnatado com Toody light e pão integral com cream cheese
Lanche da manhã:  Barrinha de cereal
Almoço: Arroz e picadinho
Lanche da tarde: não lembro
Jantar: Picadinho com ovo mexido




 Café da manhã: Leite desnatado com Toody light e pão integral com cream cheese
Lanche da manhã: Uvas
Almoço: Salada, arroz integral, creme de espinafre, colve e filé de frango
Lanche da tarde: Barrinha de cereal
Jantar: Macarrão com molho vermelho e um pedaço de bolo de aniversário



Café da manhã: Leite desnatado com Toody light e pão integral com cream cheese
Lanche da manhã: Barrinha de cereal
Almoço: Macarrão com molho vermelho
Lanche da tarde: não lembro
Jantar: Waffle com geléia diet e banana



Café da manhã: Leite desnatado com Toody light e pão integral com cream cheese
Lanche da manhã: Barrinha de cereal
Almoço: macarrão com molho vermelho
Lanche da tarde: 2 ameixas
Jantar: Waffle com geléia diet e banana




SÁBADO (esqueci de tirar as fotos: Café da manhã:  Leite desnatado com Toody light e pão integral com cream cheese
Lanche da manhã: não teve
Almoço: pão integral com cream cheese
Lanche da tarde: pão de queijo e pipoca (fui ver A família Adams no teatro, e como não tinha comido nada a tarde, meu namorado comprou essas tranqueirinhas pra gente não morrer de fome)
Jantar: Tuna fish (lanche de atum do New Dog)



Café da manhã: Um pedaço de trança (pão doce do Di Cunto)
Lanche da manhã: Não teve
Almoço: Filé de linguado grelhado com batata soutê
Lanche da tarde: não teve
Jantar: Mamão

Bom pessoal, foi isso! Nada muito certo, nem muito errado, na média eu diria.

Hoje segunda-feira já comecei com tudo, indo no spinning! Só não fiz musculação porque decidi intercalar os dias de spinning (segunda e quarta) com os dias de musculação, porque se não num vou na academia só pra fazer esteira, me conheço.

Beijos pessoal e me desculpem pela demora em postar.


Parecer!!

Oii pessoal.

Passando rapidinho só pra contar pra vocês que o resumo da semana passada vem mais tarde.

Passei o final de semana na casa do boy e ontem quando cheguei em casa fiquei tão entretida lendo Cinquenta tons de cinza que não tinha nada que me fizesse parar de ler.

Então desculpa pessoal, mas hoje a noite eu posto o resumo para vocês.

Beijão e até mais tarde.

12 de set. de 2012

Com as mesmas calorias...

Oii pessoal, tudo bom!?

Passando rápidinho aqui só para não deixar vocês sem novidades!!

Eu vi uma matéria muito interessante na UOL saúde hoje e resolvi dividir um porquinho aqui com vocês. Vendo essas imagens, fica muito claro que tudo é uma questão de escolha! Se você é daquelas pessoas que gosta de quantidade, as vezes, fazendo a escolha certa acaba consumindo o mesmo número de calorias do que se fosse "maneirar", mas escolheu uma opção calórica.

Vamos as comparações??


Aqui é um exemplo claro do que acabei de dizer, escolher comer um ovo de páscoa trufado têm as mesmas calorias do que quatro fatias de pizza de calabresa, uma lata de refrigerante normal, uma fatia de torta le limão e ainda um bombom! Olha que absurdo gente!! Não sei vocês mas eu fico chocada com uma coisa dessa!! Ah, vale alertar que é um absurdo consumir 1.904 kcal em uma refeição né!?


Aqui um engano que quem está de dieta sempre comete!! Achar que comer uma salada é menos calórico do que um prato de arroz e feijão!! Mas tem que tomar cuidado com a escolha da salada, se for que nem essa com molhos, croutons e tomate seco acaba tendo as mesmas calorias que um prato de arroz e feijão, uma fatia de lagarto e um copo de Coca-Cola normal!! Absurdo né?! E a gente imaginando que está "comendo pouco"

Aqui é uma comparação clássica mostrando o quanto suco de laranja nos engana! Ele tem as mesmas calorias que um bombom Sonho de valsa!!


Aqui uma opção de café da manhã! As vezes trocamos o tão gostoso pão com manteiga na chapa e leite com achocolatado por cereais achando que estamos economizando calorias, mas na figura acima podemos ver que não é bem assim né?!


Nos finais de semana na hora de relaxar, também somos pegos por essas "enganações". Como vocês podem ver se fizemos a escolha certa, podemos comer "mais" ou economizar calorias, é só trocar a pipoca de microondas sabor manteiga e afins pela versão light, o refrigerante normal pelo zero e ainda sobra umas calorias para economizarmos.


E por último, mais uma prova do poder calórico do suco de laranja!! Um copo de 250 ml de suco de laranja equivale a uma porção de 100g de lasanha de soja.

Deu pra ter uma noção de como tudo é uma questão de escolha?! Quem quiser, lá no UOL tem muitas outras comparações, é só ir lá conferir.

Hoje é aniversário da minha mãe! PARABÉNS MIMA!! Amanhã venho contar para vocês como lidei com as tentações de uma festa de aniversário em casa!!!

Beijos até amanhã


11 de set. de 2012

Ex-gordinha vira miss

Olá pessoal!!!

Quem viu o Fantástico no domingo deve ter ficado chocado com a história da miss porto riquenha que foi super gordinha na adolescência.

Ela é mais uma prova de que basta apenas ter força e determinação que podemos chegar onde quisermos!!

Vou deixar a reportagem aqui para vocês verem!



Vamos nos inspirar nela?? Correndo para a academia jááá, rs

Beijos beijos...

10 de set. de 2012

Voltando a estaca zero

Olá pessoal, como estão??

Eu comecei bem a semana, fui logo cedo para a academia e comi apenas comidinhas leves!! "Vamo que vamo!" rs

Bom quem ainda não percebeu, eu atualizei o peso aqui do lado -->

Sim, eu recuperei quase tudo o que havia eliminado, como disse pra vocês eu tive uma fase um pouco descontrolada, que eu só queria doces, e tudo o que eu pensava era como eu ia fazer para comer, onde eu ia para para comprar alguma coisa e assim por diante. Juntando com a falta de força de vontade e a preguiça de fazer exercícios, deu nisso aí! Aumento de peso.

As vezes, não sei se pra vocês, maseu  pelo menos quando perco peso e começo a perceber as roupas mais largas e receber elogios dos outros por ter emagrecido, fico super feliz, e isso da uma auto confiança e tanto, mas também da a impressão que estamos imunes a ganhar peso novamente, por isso comemos achando que não vai fazer diferença, já que "estamos magras" mas faz! E muita diferença.

Não podemos nos deixar iludir com roupas mais largas e números menores na balança, para quem tem tendencia como eu, terá que se controlar a vida inteira, se não acontece como aconteceu comigo agora, todo esforço em vão.

Vamos mudar essa realidade? rs

Mas o importante é não desanimar, e como uma boa brasileira "não desistir nunca". Por isso estou com tudo de novo, sabendo que se voltar a comer, vou voltar a engordar, não tem jeito!

Ufa!! Um desabafo e tanto! rs

Agora chega de amolar vocês com esse chororô e daqui pra frente força na peruca, vamos pegar pesado na R.A. e na malhação porque o verão ta aí minha gente, bora pra operação bikini!?

Beijos e força galera!! rs

9 de set. de 2012

Resumo da semana

Oii pessoal, desculpa a demora para voltar, mas sabe como é, mesmo sendo feriado e por mais que eu tenha ficado em São Paulo mesmo, não cheguei nem perto do computador.

Agora vamos voltar com o resumo da semana??

Esqueci de me pesar quando acordei hoje de manhã, mas amanhã me peso, prometo para vocês.

Voltando com aquele esquema de notas (5 para alimentação e 5 para exercícios), essa semana me dou nota 9!! 4,5 de alimentação, comi direitinho a semana toda, só na sexta-feira que fui a um noivado de uma amiga que de uma escapadinha no regime, bebi um pouquinho e comi o doce, mas nada que estrague o foco.

Já os exercícios, fui quase todo dia pra academia, já comecei a semana com tudo fazendo spinning em plena segunda-feira as 8 da manhã! Fiquei feliz por conseguir. Depois fui pra academia na terça e na quarta, não fui na quinta porque tive uns probleminhas e não consegui ir, e na sexta, como disse tive um noivado, ai não deu tempo também. Agora quem imaginou que a semana estava acabada no quesito exercícios, está completamente errado, sábado de manhã fui pra academia, fiz meu treino de musculação e depois 1 hora de aeróbico, acompanhada do meu livro, claro!! Então o 4,5 é devido aos dias que não fui, mas terminei a semana contente comigo mesma!

Vamos aos pratos???

Fiz umas montagens, utilizando o celular mesmo, das refeições de cada dia, algumas eu esqueci, por isso tem dias com apenas duas fotos, rs.





Café da manhã: Waffle light com geléia diet e morango
Almoço: Salada de alface, tomate, cenoura e palmito e ovo cozido.
Lanche da tarde: Banana e morango com aveia.
Jantar: Sopa de feijão.








Café da manhã: Pão integral com margarina, leite desnatado com Toddy light e banana com aveia.
Almoço: Salada de alface, tomate, cenoura e palmito e salmão com cebolinha e cenoura.
Lanche da tarde: Banana e morango com aveia.
Lanche da tarde II: Waffle com geleia diet e banana.
Jantar: Arroz integral e salmão grelhado com gergelim.





Lanche da manhã: Maça.
Almoço: Arroz integral, feijão, colve e ovo mexido.
Lanche da tarde: banana e morango com aveia e granola.
Jantar: Edamame








Almoço: Macarrão integral com atum.
Sobremesa: Picolé de maracujá.
Lanche da tarde: Leite desnatado com Toddy light e pão integral com margarina.
Jantar: Salada de folhas e salmão grelhado.








Café da manhã: Leite desnatado com Toddy light e pão integral com manteiga.
Almoço: Churrasco.
Jantar: Mini pizza de atum.











Café da manhã: Waffle light com geléia diet e leite batido com Toddy light.
Lanche pós treino: Suco de laranja com mamão.
Almoço: Filé de frango com queijo branco no pão integral.
jantar: Badejo com leguumes grelhados.





Café da manhã: pão integral com cream cheese e leite desnatado com Toddy light.
Almoço: Macarrão e almondegas assadas.
Lanche da tarde: Salada de frutas.
Jantar: Sala de frutas.






Pronto pessoal, foi assim minha alimentação da semana, na semana que vem tem mais, e amanhã logo cedo academia para manter o foco.

Beijos a todos e boa semana.

3 de set. de 2012

ZUMBAlada!!

Olá pessoal, estou de volta!!

Como foram de final de semana!?!? O meu foi bom, não consegui fazer exercícios por causa de uma dor nas costas , mas de resto foi otimo! Vi minhas amigas da faculdade, jantei com minha amiga de escola e domingo um churrasquinho improvisado com a família, foi super gostoso.

Sexta-feira teve aula especial de Zumba lá na academia, chamada Zumbalada, foi super legal! Dois professores dando aula, luzes especiais, aquela fumaça de gelo seco, mais de 1 hora de aula e fora a animação de todo mundo que lotou a sala! No final ainda teve apresentação da professora de circo em uma argola e depois da apresentação, a academia anunciou que vai ter aula de circo lá agora!! Legal né!? Vou experimentar certeza!



E hoje, em plena segundona, acordei com a corda toda, apesar de ter tido insonia na noite anterior, fui malhar!!! Fiz aula de spinning e musculação!! Saí de lá renovada e no pique, realmente é bom ir na academia de manhã, mas convenhamos que é muito difícil acordar! rs

Essa semana eu volto a fazer o resumo da semana e colocar o meu peso aqui no blog!! com direito a foto dos principais pratos do dia e rotina de exercícios, então quem gostava do resumo, esse domingo ele estará de volta aqui no blog.

Beijos pessoal e #temqueterfoco