24 de mai. de 2012

Comida Árabe


Oi pessoal, como estão?

Essa semana até que estou conseguindo manter o blog bem atualizado, né!?

Domingo passado fui com meu namorado e um casal de amigos em uma esfiharia, uma delicia, tive que resistir para não atacar todas, mas no final comi apenas uma salgada e uma doce. Calma a doce era de banana com canela e não tinha açúcar, juro!

Quando sai de lá comecei a pensar sobre essa culinária tão gostosa e fácil de achar por aí. Ai como estou nessa fase de perda de peso, fui atrás de informações calóricas e achei uma matéria super legal no site da Boa Forma e adaptei um pouco aqui para o blog, espero que gostem!!


Como eu imaginava, não é aquela culinária que podemos comer sem culpa (existe alguma?), existem algumas armadilhas, mas têm também opções leves e saborosas.

Quando forem a um restaurante dessa especialidade é melhor investir no Tabule, que é uma salada libanesa, fica ótimo para comer com carnes grelhadas ou no pão sírio (dê preferência ao integral). O Tabule é rico em antioxidantes e  fibras, e uma colher de sopa têm em média 21 calorias.

O Quibe é irresistível, mas como todos sabemos é melhor ficar longe de fritura, então aposte no quibe cru ou na versão de forno que são mais saudáveis. O quibe cru tem mais ou menos 120 calorias por porção.

Os charutos de folha de uva ou repolho são famosos nesse tipo de restaurante, e são uma ótima opção para compor pratos saudáveis. Os charutos são nutritivos além de terem baixo teor de gordura, e rico em fibras!!
A porção tem 126 calorias.

É melhor ficarmos longe dos pratos fritos como a kafta  e o quibe, por serem ricos em calorias e gorduras saturadas. Uma pena porque são os meus favoritos, talvez isso justifique o excesso de peso, rs.

A famosa e deliciosa esfiha infelizmente não é uma boa opção por causa da massa, que deixa tudo mais calórico não é mesmo? Mas se você não consegue ir a um restaurante árabe sem comer uma esfiha, aposte nos recheios mais leves, como escarola por exemplo.

 Se você é daqueles que não conseguem sair da mesa sem um docinho, aposte na goma árabe, que ao contrário dos famosos halawi e semolina não tem tantas calorias por porção. A goma tem apenas 50 calorias.

Ufa, acabou meu tour gastronômico pelas arábias, rs. Fiz esse post para mostrar que não precisamos nos privar de sairmos para jantar com amigos só porque estamos de regime, só precisamos fazer a escolha certa que não atrapalhará em nada nossa R.A.
Vou ficando por aqui, espero que estejam gostando dos posts dessa semana! Sugestões é só deixar nos comentários.

Beijos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário